Antes de começar gostaria de me apresentar. Meu nome é Rachel Haswell. Sou casada com o Daniel e mãe de três lindas meninas (reparem na “logo”, fiz questão de colocar cada uma de nossas filhas ali).
Nossa jornada pelo homeschool começou antes mesmo de nos casarmos. Quando namorávamos descobri que meu marido havia estudado em casa um período de sua vida e ele já estava formado da faculdade e com pós graduação. O que pra mim era muito abstrato, pensava comigo mesmo como estudar em casa podia ser possível? Como conseguiu ingressar na Universidade? Claro que ele sanou todas as minhas dúvidas. E comentou comigo seu desejo de educar seus filhos em casa quando ele casasse e os tivesse.
Eu então comecei a me informar sobre o assunto, e me sentia incapaz de tal proeza e disse isso a ele. Ele com toda calma do mundo falou que ele me ajudaria nessa empreitada.
Eu confesso que tinha um pé atrás e deixei claro a ele. Mas conforme fui estudando e conhecendo mais sobre o educar em casa, aquele monstro do desconhecido foi sumindo. Fomos também conhecendo famílias que educavam em casa e vendo o quão natural era.
Iniciei a educação de nossa filha mais velha por volta dos 2 anos, utilizando o método Montessori. Eu gostava do quão lúdico era, mas por volta dos 3 anos sentia falta de algo mais substancioso, algo mais profundo. Minha filha tinha sede de conhecimento, e percebi que precisava de algo mais e não era um monte de conteúdo!
Comecei então minha busca por métodos famosos nos Estados Unidos (onde existem inúmeros currículos disponíveis).
Pesquisei muito!
Cheguei então ao currículo da Charlotte Mason! Que delícia! era o que eu procurava!
Ensino clássico sob a ótica cristã.
E cá estamos com três filhas e seguindo na educação domiciliar integral. Queremos proporcionar às nossas filhas a melhor educação possível, personalizada a cada uma e otimizadas nas aptidões delas. Ninguém as conhece melhor do que nós, sabemos seus pontos fortes e suas dificuldades e vamos trabalhar eficientemente e com amor na educação delas.
No próximo post vou falar um pouco mais sobre o método da Charlotte Mason.